Seguidores

terça-feira, 28 de junho de 2011

Espetáculo OITICICA

"Venha ver a história de Pau dos Ferros contada através da dança"

Convidamos vossa senhoria e família para assistirem a estreia do Espetáculo “Oiticica”, que traz parte da origem e da história da cidade de Pau dos Ferros para a arte da dança.




A estreia do Espetáculo será hoje, 28.06.11, terça-feira, às 20h30min, na Casa de Cultura Popular “Joaquim Correia”, em Pau dos Ferros, que se localiza na Praça da Matriz, no centro dessa cidade. Contamos com vossa participação para engrandecer ainda mais tão importante projeto cultural de nossa cidade.

Espetáculo “Oiticica” é resultado das ações do Projeto Dançando: arte, expressividade e vida, que tem financiamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Edital de Microprojetos Culturais/2009, e foi idealizado pelos professores Helder Cavalcante CâmaraSuênia de Lima Duarte , Mônica Messias de Mesquita e pela aluna Camila da Silva Pereira, do Curso de Educação Física do Campus da UERN/Pau dos Ferros.

Espetáculo “Oiticica” tem a coordenação da Profa. Suênia de Lima Duarte e se apresentará nos dias 28 e 29 de junho em Pau dos Ferros, no horário e local já indicados, e no dia 03 de julho, às 20h, na cidade de Martins/RN. Assistir a esse espetáculo de dança é também participar da cultura e da história viva de Pau dos Ferros e região.
O Espetáculo “Oiticica” está organizado em sete partes:

1. Como tudo começou: SEMENTE.
 A origem de um povo é carregada de sentidos que produzem sementes de sua evolução. A semente da origem de Pau dos Ferros é representada pela árvore, pela nobre OITICICA, agregadora de seres vivos, de registros de história, de marcas de ferros.

2. Obelisco – FALO.
O Obelisco é, simbolicamente, um marco e um divulgador da história de Pau dos Ferros. Traz em suas estruturas os registros de grandes acontecimentos de seu povo, de sua evolução.

3. Procissão de fé – CAMINHO.
A fé tem acompanhado o sertanejo. E ele a tem, muitas vezes, como única aliada e, talvez, como caminho único para o seu difícil viver.

4. População flutuante de Pau dos Ferros – PRÓXIMA ESTAÇÃO.
Pau dos Ferros, por sua localização, tornou-se, desde sua origem, um município pólo, constituído por uma população flutuante advinda de diversos municípios, que lhe dão cores e sobrevidas múltiplas.

5. Utopia – DOIS POR TODOS.
O sonho está sempre no céu do sertanejo que, a cada ano, acredita em ter uma vida melhor. Na sua simplicidade, homens e mulheres fortes carregam a utopia de boa convivência com a natureza, de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

6. Cenário do sertão – MÃOS QUE CONSTROEM SONHOS.
A dificuldade é parceira nas andanças do sertanejo, que luta bravamente para sobreviver. De mãos dadas, precisam garantir direitos mínimos. Direito de ser gente, direito de ser homem, de ser mulher, de ser criança, de ser sertanejo.

7. A festa – TURBILHÃO DE SENSAÇÕES.
As festas, religiosas, folclóricas ou de outras tradições da cultura sertaneja, são ambientes em que fervilham sensações em turbilhões de identidades sertanejas; são espaços em que todos se unem, e por motivos diversos, festejam sonhos concretizados e renovam as esperanças de um sertão cada vez melhor.
Em anexo, o Folder com informações das apresentações do Espetáculo “Oiticica, para que possa ser amplamente divulgado.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO “OITICICA”
Direção: Suênia Duarte
Coreografia: Sadraque Gavaron
Texto: Gilton Sampaio
Produção Técnica e Administrativa: Suênia Duarte e Hélder Câmara

Considerando que eventos culturais como esse são raros em nossa região, reforçamos o CONVITE para estréia e para as demais apresentações, assim como pedimos o vosso apoio para ampla divulgação do Espetáculo “Oiticica”.

Grato,
Prof. Gilton Sampaio de Souza
Diretor do CAMEAM/UERN


***************************************
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
http://www.uern.br